Santuário São Judas Tadeu – UM ÍCONE NO BAIRRO DA SAÚDE

Voltar
Por Carla Santos

O Santuário São Judas Tadeu, a Expansão da Região e a comemoração dos seus 80 anos!

A saber, a Refúgios Urbanos com sua visão diferenciada pela paixão por arquitetura e o conceito de valorizar histórias e origens, tem ampliado seu trabalho pelas regiões e bairros da capital paulista.

Recentemente, avançamos para a região da Saúde.

Com o hábito em escolher ícones para representar os bairros no site, contamos com a querida Ana Shaida, responsável pelo crescimento de sua equipe.

Por que esta escolha?

Assim, o Santuário São Judas Tadeu foi o ícone escolhido por ser uma das construções mais antigas e além disso,  por ter sido o grande responsável pelo crescimento da região, atraindo um público itinerante e também novos moradores, pela composição interessante que enriquece o cenário da Avenida Jabaquara.

Logo, com a construção no estilo barroco da Igreja Antiga em harmonia com a construção no estilo modernista da Igreja Nova, é considerado um ícone!

*Ilustração do Ícone do Bairro da Saúde

Abaixo, algumas imagens sobre o início e a evolução da Igreja e outras curiosidades:

Casa onde começou a Paróquia, na Av. Felício Fagundes _1940 (atual Av. Fagundes Filho).  *Créditos: Arquivo do Santuário São Judas Tadeu

 

Inauguração da Igreja Antiga em 1941 na Av. Jabaquara 2682.  *Créditos Arquivo do Santuário São Judas Tadeu

 

Planta da Igreja Nova  *Créditos: Arquivo do Santuário São Judas Tadeu

Com o projeto, o Engenheiro Giulio Del Fabro e com a  construção, o Sr. Alfredo Moreira Felix, responsáveis pela Obra da Igreja Nova

Contudo, entre vitrais, mosaicos, arcos, colunas e cobogós, este ícone acolhe milhares de devotos.

Tanto nas missas em diversos horários todos os dias, como principalmente, no dia 28 de Outubro todos os anos, quando se comemora o Dia do Santo Padroeiro.

*Créditos: Jabaquara News

Ponto de encontro na Região

Certamente, um lugar de encontros que atrai pessoas de perto, de longe e de tempos lááá de trás…

Por isso, não tem quem more na região e não conheça “A Igreja São Judas”, que acaba sendo referência até de ponto de encontro em muitas situações.

Alicerces, histórias e a Obra Social do Santuário

Consequentemente à sua existência, o Santuário São Judas Tadeu construiu alicerces para a fé de muitos e escreve uma história de amor, fraternidade e perseverança.

A saber, muitas famílias da região participam com doações de roupas, mobílias, material escolar, entre outros ítens, com o propósito de contribuir com a manutenção e crescimento do Santuário São Judas Tadeu e da sua Obra Social, que desde 1944 conta com diversos projetos voltados à saúde, educação, bem-estar, entre outros.

Instituto Meninos de São Judas Tadeu

Além da Obra Social do Santuário, a região conta com um lindo trabalho do Instituto Meninos de São Judas Tadeu, onde os Padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus cuidam do projeto que foi fundado pelo saudoso Pe. Gregorio Westrupp e que na época, acolhia meninos da região no antigo “Orfanato”.

Hoje o Instituto também é muito marcante, com seu rico trabalho social.

Em resumo, para quem deseja mais informações é só acessar este link; https://imsjt.org.br/.

Festas e Participações da Comunidade

Além de ativa e unida, esta comunidade é bem festiva, garantindo bons momentos em eventos alegres, como por exemplo a famosa Festa Junina que atrai públicos diversos.

Quem curte um bingo, quem aprecia a gastronomia e até quem busca a arte e se surpreende com as alunas do sapateado da Escola Nossa Senhora das Graças, que todos os anos contribui para que a festa seja ainda mais completa.

Imagens cedidas pelas mães das alunas do Curso de sapateado da Escola Nossa Senhora das Graças

80 anos Jubileu de Carvalho do Santuário

Imagem da Revista São Judas Jan/2020 *Créditos: Arquivo do Santuário São Judas Tadeu

Em 25 de Janeiro de 2020, aconteceu a comemoração dos 80 anos do Santuário São Judas Tadeu com uma rica programação.

Celebração Eucarística, inauguração de placa comemorativa e o painel de fotos históricas no Café São Judas, com a presença do Cardeal Arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer.

Além, é claro, da participação de paroquianos, agentes de pastoral e voluntários, com toda a comunidade.

Muitas histórias e muitas conquistas foram compartilhadas.

O que incentivou todos os participantes a permanecerem cada um fazendo sua parte para esta grande obra continuar no caminho da evolução e do crescimento humano, com muita confraternização e solidariedade.

*Créditos Jabaquara News

Uma história que começou em tempos onde não se imaginava a proporção que iria tomar, quantas pessoas iria alcançar, ajudar e o quanto iria contribuir para o crescimento da região e da comunidade local.

Um ícone que marca a região e os corações de quem mora ou quem já passou pelo bairro!!

 

 

 

compartilhe

sobre o autor

Carla SantosCorretora Associada

Paulistana, residente do Bairro da Saúde há mais de 18 anos, herdeira de um DNA artístico, percorreu longa carreira como fotógrafa registrando e eternizando histórias. Iniciou sua jornada em um ...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 94869-3109
carla@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

× Como posso te ajudar?