Descrição
Sobrado de esquina com 133m2, três quartos (uma suíte), quintal, churrasqueira e uma vaga, no sossego de Alto de Pinheiros
Estamos em um pequeno oásis da zona oeste, em Alto de Pinheiros: arborizado, residencial e bastante tranquilo.
Entre a Avenida São Gualter e a Rua Dr. Alberto Seabra, com fácil acesso a importantes vias da região como a Rua Cerro Corá, Av. Prof. Fonseca Rodrigues e Marginal Pinheiros, e uma boa infra-estrutura de comércio e serviços, que vem crescendo muito nos últimos anos. Escolas paulistanas tradicionais como o Santa Cruz, Oswald de Andrade e Rainha da Paz estão a minutos de caminhada, sem contar a USP, a somente 5km de distância.
A região é muito bem servida de áreas verdes: além de inúmeras praças – Panamericana, São Gonçalo e São Marcos -, estamos a 18 minutos de caminhada do Parque Villa Lobos, o maior pulmão verde local.
Em suma esta casa é um achado para quem curte a zona oeste, quer estar próximo do agito de Pinheiros e Vila Madalena, mas não abre mão de sossego na hora de relaxar e curtir o almejado refúgio urbano.
Aconchego aqui é a palavra da vez: a casa que abraça
Se eu pudesse descrever esta casa com apenas uma palavra, certamente seria: ACONCHEGANTE. Sem duvida, o imóvel possui uma serie de outros atributos interessantes, mas a sensação se ser abraçada por ela assim que adentramos o portão é muito forte.
Seja pela metragem enxuta: ampla na medida, sem desperdícios; seja pelos materiais que remetem a uma casa de campo – muita madeira e elementos rústicos; seja pelo paisagismo, da casa e do entorno….estamos diante de um achadão!
Com uma configuração assobradada e geminada, por ser de esquina a casa conjuga-se apenas a sua vizinha da lateral direita.
O térreo do imóvel encontra-se um em meio nível em relação ao nível da rua. Este andar foi totalmente repaginado em uma reforma realizada pelos atuais proprietários há 20 anos.
Com isso, os ambientes tornaram-se totalmente integrados neste piso: estar/ jantar/ cozinha/ lavabo e estar intimo. Este último é o único que pode ser isolado do restante dos espaços através de portas de correr de vidro e madeira.
E é através deste ambiente que acessamos o pequeno e charmoso quintal que rodeia a casa perimetrando os fundos, a lateral esquerda, até chegar ao jardim frontal.
Se fizermos este caminho encontraremos um deposito e um banheiro de serviço.
E mais adiante, já colada ao alinhamento lateral esquerdo, chegamos à churrasqueira, também enxuta mas pra lá de charmosa que conta com um banco de madeira de apoio.
Subindo a escada revestida de madeira, alcançamos a área privativa composta por três quartos, sendo uma suíte, e ainda um pequeno hall intimo que faz as vezes de escritório.
Os banheiros, apesar de terem sido reformados há 20 anos, estão bastante contemporâneos.
As esquadrias de toda a casa são um capitulo a parte: além de serem todas em madeira, são em grande quantidade, o que tornam a casa bastante iluminada e arejada. A suíte e um dos quartos conta com janelas ideias, tipicas da decada de 50. As demais foram projetadas na epoca da reforma.
Tanto a sala quanto os quartos possuem pisos revestidos por tacos de madeira. Na área externa o cimento queimado reina junto a vegetação.
Por fim, no quintal frontal há uma vaga de garagem descoberta.
E pros mais preocupados com a questão da segurança: há uma guarita com funcionário 24 horas para proteção da rua, praticamente defronte a casa.