Descrição
Cobertura do Edifício Piauí: 190 m2, com 4 dormitórios, sendo uma suíte, living para 3 ambientes e terraço. 2 vagas de garagem.
Localizado em Higienópolis, o Edifício Piauí é o sonho de muitos, porém nele só existe uma cobertura e esta é especial: foi a primeira, de suas obras, onde João Artacho Jurado residiu.
O prédio é cheio de estórias, a começar pelas festas que eram realizadas no térreo, sua própria filha, Diva Jurado, se casou neste espaço.
A entrada e o hall social, que interligam os dois blocos, são configurados como um imenso jardim interno e estão impecavelmente conservados.
Chegar no Edifício é um convite à contemplação, começando pelas rampas que atravessam o jardim e conduzem o visitante a uma espécie de pórtico.
A portas de entrada são duplas, possuem maçanetas douradas e vidros lapidados, com uma belíssima borda de madeira, uma verdadeira jóia!
E para completar o conjunto, temos um brasão com o nome do prédio encimando as portas.
O hall é realmente um espaço de recepção, com um imenso espelho, embasado por pequenas floreiras, contrastando com uma sinuosa parede de pastilhas verdes.
Este espaço é revestido por um mosaico de mármore, destacando-se em relação as pastilhas do jardim interno e aos tacos em formato de losangos, presentes no salão de festas.
Os elevadores também preservam os elementos dourados, desde os puxadores até os respiros e painéis
Agora o apartamento, ou melhor, a cobertura!
A primeira impressão ao entrar é a sensação de amplitude, que provém do espaço aberto e totalmente integrado.
Um pequeno hall conduz a galeria de distribuição, que dá acesso tanto à área íntima, quanto ao setor de serviços.
O primeiro ambiente social é a sala de estar, interligada a sala de jantar e ao terraço, um imenso espaço de convivência, ideal para receber os amigos, seja para um jantar formal, uma festa com os amigos, ou até aquele churrasco em familia aos domingos.
O living também está integrado à sala de TV, que pode ser resguardada através de portas corrediças.
Na parte íntima existem 4 dormitórios, sendo uma suíte mais dois banheiros sociais completos.
Vale ressaltar que dois dos dormitórios contam com pequenas varandas e também que o um deles pode ainda ser utilizado como escritório, assim como o segundo banheiro social, também pode assumir as funções de lavabo.
A reforma realizada pelos proprietários, além de atualizar a planta também garantiu a flexibilidade do uso dos espaços.
E, para concluir, ainda tem o terraço do edifício
Uma raridade nos projetos dessa época, são as áreas comuns para os moradores. Essa é uma característica marcante das obras do Artacho Jurado, os famosos terraços-jardim no topo dos predios, o Edifício Piauí possui o primeiro deles.
Construído antes do condomínios clube, como exemplo o Bretagne, concebido pelo mesmo arquiteto autodidata, esses espaços serviam como compensação dos quintais nas casas, lembrando que esse projeto é de 1948, ainda no início da verticalização residencial em São Paulo.