Descrição
Casa de esquina, modernista por excelência, com 414m2 de área construída, quatro quartos (uma suíte), e muito verde, ao lado da Praça Horacio Sabino.
Já imaginou ser vizinho da Praça Horacio Sabino e ainda morar em um exemplar modernista preservado?
Existem imóveis que nos emocionam à primeira entrada…
Esse tesouro, ainda bastante original, é um destes raros exemplares que nos lembram a cada m2 o quanto a arquitetura deste período pode ser extasiante.
A casa foi projetada por Vasco Antônio Vencherutti, arquiteto que na década de 40 fundou – junto a quatro amigos – um escritório de desenhos de arquitetura, cujos ilustres clientes foram renomados arquitetos da escola carioca modernista: Sergio Bernardes, Oscar Niemeyer, Reidy e BurleMarx.
Com certeza tamanha inspiração profissional refletiu-se neste projeto, que conta com uma implantação de esquina bastante interessante, linhas volumétricas vanguardistas, cobogós, grandes panos de vidro e uma caixilharia de tirar o fôlego.
Espaços generosos e muito verde
A casa é toda composta por dois andares e se desenvolve em um grande volume principal em forma de “l”, além de uma edícula aos fundos do terreno.
No térreo, logo ao entrar, um grande hall com pé-direito duplo nos dá as boas vindas e já nos reporta para outros tempos…
Lá já conseguimos avistar a grande vedete da casa: uma escultural escada toda em mármore po onde acessamos o piso superior.
Mas, se seguirmos adiante chegamos de um lado à grande sala em “l” que se abre ao convidativo jardim dos fundos através de portas de correr de ferro originais. De lá acessamos a copa que por sua vez se conecta à cozinha e despensa. No entanto, se tomarmos o outro rumo possível no térreo acessamos o escritório/ biblioteca e o lavabo, que, em conjunto, na ultima década foram adaptados à uma suíte.
No piso superior, todo em taco de madeira, o hall de distribuição é iluminado por grandes panos de vidro curvos e nos levam, através do cobogós a três quartos e ao banheiro social. Nos quartos, janelas de madeira ideais, típicas dos anos 50. A grande suíte ainda conta com uma extensa varanda corrida voltada para os fundos.
A maior parte dos elementos da construção original que tanto amamos continuam intactos e muito bem preservados: pisos de madeira e mármore, caixilharia de ferro e madeira, armários e até luminárias e maçanetas…é um desbunde pra qualquer arquiteto!
Na edícula encontramos: garagem coberta para dois carros, lavanderia, banheiro e depósito, ao nível da rua, e mais dois quartos, banheiro e varanda, no nível superior.
Uma bela marquise típica da época completa o cenário e abriga o acesso de serviço.
Apenas os banheiros e cozinha da casa principal tiveram seus revestimentos descaracterizados ao longos das reformas sofridas.
Assim como as infras de elétrica e hidráulica também não foram atualizadas nas ultimas décadas.
Uma localização pra lá de especial
Mas…porque especial? Porque além de estarmos muito próximos da estação de metrô Sumaré, este é um dos cantinhos mais sossegados do cada vez mais fervilhante bairro de Pinheiros.
E tem mais: a menos de 2 minutos de caminhada da Praça Horacio Sabino, um verdadeiro pulmão verde revitalizado recentemente entre Pinheiros e Vila Madalena!
Um refúgio especial para apreciadores de uma arquitetura sem igual