Descrição
Projetada pelo escritório AR Arquitetos essa casa no Sumaré tem aproximadamente 400m2 de área construída distribuídos em 3 suítes, salas íntima e social, cozinha ampla e integrada a área externa. Na garagem, vaga para seis carros e muitas outras surpresas.
Numa rua calma e estritamente residencial, pertinho do metrô Sumaré, existe uma magnífica casa – construída em 2011 – em concreto aparente com amplas aberturas com caixilhos de vidros duplos e muita integração entre ambientes, paisagismo e espaços internos.
Projetada pelo escritório AR Arquitetos, num terreno de aproximadamente 500m2, a casa se distribui em 5 níveis: dois subsolos, um térreo, uma andar superior e terraço aberto.
Impossível não se impressionar logo na entrada.
A generosa parede de vidro deslizantes, onde está a sala íntima, denuncia um pouco do que está por vir.
Um volume retangular salta no andar superior, fazendo às vezes de cobertura para o deque que serve de hall e quintal. Se olharmos com atenção em volta, percebemos, além da arquitetura, um cuidadoso paisagismo que contrasta com o cinza do concreto aparente.
O corredor de entrada te leva a diversas opções. À direita, o lavado descolado do corpo principal da edificação. À esquerda, a sala intima com mais de 3 metros de pé direito te convida para uma tarde relax.
Na sequência, seguindo em frente, subimos meio lance para entrarmos na sala de estar.
Ampla, com espaços confortáveis para diversos ambientes e iluminada através de grandes aberturas.
O próximo lance de escada nos leva ao andar íntimo, onde estão as três suítes. Todas com marcenaria Ornare planejada e instalada e ar condicionado instalado.
Nos banheiros, o aquecimento das águas dá-se através de gás de passagem. A suíte dos fundos do lote ainda conta com uma boa varanda para face leste.
Subindo mais um lance – a surpresa
No terraço e último nível, duas áreas. Uma técnica, com piso elevado para facilitar a manutenção da infra da residência, equipamentos de ar condicionado, aquecimento solar, caixas d’água e claraboias que iluminam os andares abaixo.
Na parte posterior, uma área livre, com vista livre para os bairros do Sumaré e Pinheiros e pronta pra ser aproveitada do seu jeito. Ver o sol se pôr, ou nascer, praticar um yoga ou pilates, um picnic… porque não? Aqui é mais um espaço pra sonhar, e ser feliz.
Voltando para a o hall de entrada, descemos meio lance para baixo, e chegamos nas áreas mais práticas da residência.
Aqui, um delicioso jardim que se junta a sala de jantar e cozinha equipadíssima. Com as laterais totalmente abertas (com fechamentos em portas deslizantes, na verdade, iluminação e ventilação são constantes e abundantes.
Aqui, mais uma surpresa, o ambiente posterior é uma sala de ginástica que também tem abertura para esse jardim lateral (e pode ser transformado em diversos outros usos).
Nos andares abaixo, toda área técnica da casa – e um pouco mais de encanto
Descendo mais um lance de escadas, agora numa construção que ocupa somente uma parte do terreno, temos despensa, área de serviço, banheiro e quartos de apoio.
Com áreas livres e descobertas, os espaços quase escondidos e particulares aqui parecem verdadeiros refúgios da cidade grande.
No último nível, uma ampla garagem para 6 carros e a cereja do bolo: uma adega climatizada para 600 garrafas!
Sobre segurança e automação
A casa fica numa região muito tranquila do bairro Sumaré.
Apesar disso, os proprietários optaram por construir as entradas principais com blindagem – tanto o portão da garagem quando a eclusa na entrada principal contam com esse “plus”.
Na questão da automação, a casa também é super bem servida. Persianas e iluminação completamente automatizadas.
E por fim, há a possibilidade de instalação de elevador na casa. O poço já está construído, faltando apenas a instalação de maquinários e cabines.
*Gostou da decoração? Você pode adquirir diversos itens da mobília dessa casa no site da Bossa Nossa Casa, nesse link.