Conjunto Indaiá

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Construído entre os anos de 1952 e 1956, o Conjunto Indaiá é de autoria de dois conceituados arquitetos:  Hélio Duarte e Ernest Mange. É um belo exemplar modernista,  e assim como a maioria dos edifícios construídos entre os anos 50/60, foi erguido para servir como um refúgio à beira mar dos paulistanos que procuravam uma segunda casa na praia. Mas desta vez os prédios residências passaram a ser sinônimos de modernidade e eram a bola da vez.O projeto original previa apenas dois blocos residenciais. Os blocos “A” (9 pavimentos) e “B” (15 pavimentos), ligados por galerias e implantadas sobre um espaço comum, dedicado às garagens, mas principalmente  ao lazer e aos serviços. O objetivo era oferecer aos moradores toda a comodidade de um hotel, com por exemplo, serviço de quarto, lavanderia, restaurante, cabeleireiro, e até uma pista de dança.

O premiado projeto foi  alterado em 1953, instalando-se no lote um terceiro bloco (imagem 5), que se constituiu de apartamentos tipo quitinetes com face voltada para a rua Arthur Assis.

Separando a torre maior da orla, encontra-se  uma construção térrea com estrutura curva, tendo funcionado como um salão de exposição e uma confeitaria. O formato curioso da laje rendeu o apelido de “baleia”, nome este adotado pelo restaurante que ali também se estabeleceu. Hoje funcionando como uma unidade autônoma, abriga desde os anos 90 o Moby, uma das mais tradicionais casas noturnas da cidade.

Corre no Vitruvius que tem um artigo totalmente dedicado a sua arquitetura!

Fotos: Rafael D’Andrea e Mario Rodrigues Jr.


Arquiteto:
Robert Mange e Helio Duarte 
Construtor:
Domingues Pinto, Passareli & Merlin Ltda
Ano da Construção:
1952
Endereço
Av. Vicente de Carvalho, 31 - Gonzaga, Santos - SP, 11045-501
ficha arquiteto COLABORE
× Como posso te ajudar?