CONSTRUINDO UM LAR NO CENTRO

Voltar
por Rafael Santos

Eu nasci em uma família de mistura paulista, mineira e baiana, entre idas e vindas durante a infância, após ter nascido em Minas Gerais, morei também em São Paulo, Pernambuco, Bahia e então São Paulo de novo, há pelo menos 15 anos “direto”.

Cresci em um bairro afastado do Centro de São Paulo, na Zona Leste e me habituei com o termo “vou à cidade”, sempre que me referia ao deslocamento de, pelo menos, 1h30 entre a casa e o Centro.

Durante toda a adolescência, estudando perto de casa e frequentando as redondezas nunca me deslocava muito até a “cidade”, até que fui para a faculdade, na Moóca, um bairro um pouco mais central, e meu primeiro estágio foi em plena região da Sé, que loucura!

Para um “garoto do interior” passar a pegar ônibus, metrô, horas e horas me deslocando parecia uma enorme “saída da caixa”, e foi!!

Com o tempo fui mudando de trabalhos, passando pela Penha, Vila Mariana, Jardim Paulista, comecei a me acostumar cada vez mais e me apaixonar por essa enorme metrópole e toda a sua complexidade.

Formado em Arquitetura e Urbanismo, e atuando na área até meados de 2014, no ano seguinte comecei a me aventurar como corretor de imóveis. Minha primeira experiência no novo trabalho foi uma conversa com o gerente de uma incorporadora em um Stand de vendas no Largo do Arouche, onde havia um terreno com um container/escritório, um apartamento decorado e um café itinerante.

O projeto do edifício me pareceu super interessante, fora do padrão que o mercado imobiliário estava entregando e com propostas bem contemporâneas, logo pensei: Eu vou morar aqui!

Otimismo, afinal, estamos falando de um edifício que não existia ainda, e que, com muita sorte seria entregue dali uns 3 anos.

Entre uma venda e outra, me deparei com um cliente que comprou, ainda na planta, duas unidades para investimento futuro e, após fecharmos negócio eu lhe disse: Eu vou alugar uma de suas unidades!

Três anos depois, eu e minha noiva decidimos nos casar, e começamos a pensar onde iríamos morar. Compartilhávamos do mesmo desejo, ter o “estilo de vida” do Centro, morar perto de tudo, não precisar passar horas em deslocamentos, consequentemente, ter mais horas úteis no dia a dia…

Adivinhe? Conversei com aquele meu cliente! Fechamos um acordo e agora eu moro literalmente no Centro de São Paulo, no Largo do Arouche.

Vista da Varanda para com o Terraço Itália ao fundo

Na Refúgios Urbanos, minha atuação é principalmente nos Campos Elíseos, Barra Funda, Santa Cecília e Higienópolis, logo, para trabalhar faço praticamente tudo à pé.

Agora, cada percurso pode ser feito de diversas formas, morar no Centro possibilidade essa flexibilidade.

Me deslocar pela cidade ficou mais orgânico e consigo contemplar muito mais as árvores, os prédios, as ruas, as vielas, os comércios gritantes e os escondidos, é prazeroso andar para um lado e para outro e ver como as coisas mudam de um bairro para outro, às vezes, de uma rua para outra.

Apartamento alugado pode ter personalidade?

Sempre me deparei com essa dúvida, como transformar um local “transitório” em lar?

Tive a sorte de poder participar da concepção do projeto da mobília do apartamento.

Um Stúdio de 28m2 onde cada metro quadrado conta.

Tivemos a oportunidade de desenhar e conceber nosso primeiro “móvel” autoral, uma prateleira de serralheria e madeira de pinos com nichos e uma mesa que se encaixa à essa prateleira mas pode ser usada em qualquer outro espaço do apartamento.

Participamos da escolha de cores das marcenarias, dos eletrodomésticos, enfim, só aí já pudemos agregar personalidade sem deixar de lado o potencial de comercialização do apartamento, pois sabemos que não ficaremos aqui por muito tempo.

Demos a “nossa cara” ao apê através dos enfeites, escolha das roupas de cama, as plantinhas, enfim…

Entendemos que é possível transformar um alugado em um local de habitação prazeroso.

compartilhe

sobre o autor

Rafael SantosCorretor Associado

Formado em arquitetura e urbanismo em 2014, sempre foi fascinado pelo dinamismo e pluralidade de São Paulo. Sua carreira se desenvolveu comercialmente a partir da coordenação de ações de marketin...

Leia mais

Tel/Whatsapp:
+55 11 96082-0984
rafaelsantos@refugiosurbanos.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

×

Hello!

Click one of our representatives below to chat on WhatsApp or send us an email to hello@quadlayers.com

× Como posso te ajudar?