logo
Venda seu Imóvel

Tour Antigo Banco de São Paulo

Quem nunca teve curiosidade de entrar em um cofre de banco? E se esse cofre estiver no mais belo edifício art déco da cidade? Melhor ainda, não? A partir de 3 agosto, será possível visitar gratuitamente essa preciosidade da arquitetura paulistana. A Refúgios Urbanos, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo (SELI), a Zac Imóveis e a Graziella dos Imóveis, inaugura o Tour Banco de São Paulo, na região central da cidade.   

Além do antigo cofre da instituição – cujas portas foram fabricadas pela alemã Panzer, a mesma empresa que produziu tanques de guerra para a II Guerra Mundial –, os participantes poderão conhecer outros espaços do luxuoso edifício, como o hall, com seu primoroso piso de mosaico de pastilhas cerâmicas, suas mesas de granito maciço, seus elevadores com portas de madeira, e o imponente salão nobre, totalmente revestido de madeira de lei, que abriga um exuberante relógio central e balcões e mesas para depósitos originais da agência bancária que começou a funcionar ali no fim dos anos 1930.

Tombado desde 2003, o edifício do antigo Banco de São Paulo foi construído entre 1935 e 1938 para abrigar a instituição fundada pela família Almeida Prado nos últimos anos do século 19. Características como simetria, desenho geométrico, combinação de ferro e mármore e piso de mosaico fazem do conjunto composto de dois blocos interligados um dos mais luxuosos e belos exemplares da arquitetura art déco da cidade. O projeto do arquiteto Álvaro de Arruda Botelho contempla ainda lustres de alabastro, relógio com esculturas, além de obras em madeiras e couro feitas por alunos do Liceu de Artes e Ofícios.

Quer fazer muitas outras descobertas sobre esse verdadeiro tesouro paulistano? Entre em contato com a Déborah Fabrício (deborahturcultural@gmail.com / 11 98093-1744) e agende sua visita.

Os passeios serão realizados sempre às quintas-feiras, entre 8 às 10 horas com duração de 1 hora, para até 25 pessoas.

 

Outros Projetos