logo
Venda seu Imóvel

Joias dos Prédios de São Paulo

Depois do sucesso dos dois primeiros volumes livro Prédios de São Paulo, que retrata os edifícios mais icônicos e importantes da cidade, vem aí um novo projeto inspirado nas belezas e particularidades da arquitetura paulistana, o Joias dos Prédios de São Paulo.

Com lançamento pelo Prédios de São Paulo, um projeto cultural da imobiliária Refúgios Urbanos, as peças serão assinadas pela arquiteta e designer de joias Livia Monteiro, que tem nas construções mundo afora a grande inspiração para seu trabalho, e Diego Saraiva, formado em Design de Joias pelo Istituto Europeo di Design (IED). A coleção tem como ponto de partida detalhes arquitetônicos de edifícios emblemáticos da capital paulista, tendo como recorte os estilos eclético, art déco e modernista.

A arquitetura eclética tem suas referências estéticas bem marcadas no Centro antigo de São Paulo, evidenciada em edifícios como o Palacete Chavantes, o Tribunal de Justiça e o Edifício Guinle. O estilo art déco se faz presente em construções igualmente emblemáticas da região central, como o antigo Banco de São Paulo, o Saldanha Marinho e o Santa Elisa. Já a linguagem modernista, amplamente difundida na cidade, pode ser facilmente reconhecida em prédios como o Conjunto Nacional, na Av. Paulista, e os edifícios Copan, no Centro, e Lausanne, em Higienópolis.

 

Tesouros paulistanos

Segundo Matteo Gavazzi, idealizador do Prédios de São Paulo e fundador da Refúgios Urbanos, serão produzidas 90 joias no total, sendo nove modelos com uma tiragem limitada a dez exemplares cada. “Todas as peças serão fabricadas artesanalmente, com prata e pedras naturais”, explica Matteo. Para pôr o projeto em prática, a equipe vai lançar no dia 31 de julho uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Partio (https://partio.com.br/projeto/joias-dos-predios-sao-paulo). O objetivo é arrecadar aproximadamente R$ 60 mil. O lançamento da coleção está previsto acontecer 90 dias após o término da campanha de crowdfunding.

Além de viabilizar o lançamento do projeto, o financiamento coletivo do Joias dos Prédios de São Paulo vai oferecer duas bolsas de estudos integrais para o curso de iniciação em Design de Joias, com duração de três meses, no ateliê dos designers da coleção, na Vila Madalena. A ideia é beneficiar pessoas interessadas em iniciar seus estudos na arte da joalheria, mas que estejam impossibilitadas de arcar com os custos de uma formação. Os interessados em concorrer às bolsas de estudo, deverão enviar um e-mail para lmonteirojoias@gmail.com, contando um pouco de sua história de vida e da paixão pela joalheria.

Nascido da paixão do italiano Matteo Gavazzi pela arquitetura paulistana e da vontade de vê-lo valorizado, conhecido – e preservado –, o Prédios de São Paulo teve seus dois primeiros volumes impressos viabilizados graças a bem-sucedidas campanhas de financiamento coletivo. Na mais recente, realizada em meados de 2016, o projeto conseguiu alcançar a meta em apenas 24 horas, batendo o recorde da plataforma.

 

 

Outros Projetos