logo

PRÉDIOS DE SÃO PAULO VOLUME III

Quanta paixão por arquitetura cabe em um romano que vive em São Paulo?Nascido na capital italiana, berço da arte e da civilização ocidental, Matteo Gavazzi vive em São Paulo e encerra um ciclo de homenagens à capital com o lançamento do livro Prédios de São Paulo – Volume 3.

O projeto online, que teve início em 2014, virou livro no ano de 2015, ganhou a segunda edição em 2016 e encerra agora a trilogia, com o lançamento da campanha de financiamento coletivo para o terceiro volume. Depois de catalogar mais de 300 prédios que são verdadeiros marcos da arquitetura paulista, a terceira edição vai apresentar uma seleção de cerca de 40 grandes “achados”, edificações menos conhecidas que guardam características e histórias singulares.

Todos os volumes da série foram feitos por financiamento coletivo. A equipe do Prédios de São Paulo, formada por fotógrafos, designers, editores e arquitetos, já levantou quase 400 mil reais nas campanhas do primeiro (que teve até uma reimpressão, tamanha a demanda) e do segundo livro e prometem quebrar novos recordes com a campanha para o terceiro livro.

Já foram produzidos mais de 8 mil exemplares da coleção Prédios de São Paulo – o que representa um número bastante expressivo para uma editora independente.

Criada em 2014 por Matteo Gavazzi, de 29 anos, a iniciativa cataloga imagens e informações históricas de edifícios da capital paulista. Já foram publicados, na página do Facebook e em dois volumes da série de livros Prédios de São Paulo, relatos descomplicados sobre aproximadamente 300 edificações. Um verdadeiro documento histórico e colaborativo sobre a memória e o patrimônio de São Paulo. Integram hoje a equipe: Matteo Gavazzi, Milena Leonel, Ana Clara Queiroz, Carolina Mossin e Emiliano Hagge.

O fenômeno Prédios de São Paulo já inspirou outras iniciativas pelo país, como oPrédios de CuritibaPrédios de Salvador e o livro Casa e Chão, de Belo Horizonte. “Acho importante que esse projeto inspire as pessoas a tirar do papel as próprias ideias, a fazer acontecer iniciativas culturais. Acredito que o país está cheio de bons e importantes projetos que merecem ser viabilizados”, diz Matteo.

Página no Facebook: www.facebook.com/prediosdesaopaulo

Produzido pela GAPS Editora, o livro traz na capa um achado que se localiza de frente para o Minhocão, o Edifício Washington. Possui o mesmo formato quadradinho de 22 cm x 21 cm, capa dura e 228 páginas compostas por textos do idealizador Matteo Gavazzi, Ana Clara Queiroz, Bárbara Tegone, Octavio Pontedura, Alessandra Bolzani, Geraldo Antunes Bresciane, Camila Raghi, Rafael Escrivão Sorrigotto, Almiro Dias, Felipe Grifoni e Ana Paula Zonta; prefácio de André Scarpa; Fatos históricos dos prédios e fotografias, muitas fotografias, de Milena Leonel, Emiliano Hagge e Carolina Mossin.


LANÇAMENTO
O lançamento ocorrerá no Museu da Casa Brasileira, dia 16 de dezembro.

Outros Projetos