logo
Venda seu Imóvel

CASA RM

QUERO MORAR AQUI!

Descrição

Essa casa, construída na década de 50, pedia uma reforma considerável para atender aos desejos dos novos moradores. Ela era escura, tinha espaços mal aproveitados, corredores em excesso. O desejo era torna-la mais atual e mais clara.

Para tratar da questão da luminosidade, todos os caixilhos foram substituídos e ampliados, possibilitando novos fluxos na casa, com a troca de janelas pequenas por portas de vidro de correr. Essas alterações foram importantes também para dar uma identidade à intervenção na casa, assim como o bloco envolvendo lavabo e caixa da escada revestido de Mr. Cryl. No projeto original, o lavabo ficava ao lado da escada e embaixo dela ficava um depósito. Com isso, a cozinha e a sala de jantar ficavam espremidas entre o lavabo e o fim do bloco principal. Colocando o lavabo sob a escada, além de criar um bloco marcante na casa, notado interna e externamente, acabamos conseguindo uma proporção melhor de cozinha e sala de jantar que é uma área importante para os clientes. Esse bloco cinza também reforça a conexão vertical da casa, entre os pavimentos.

A edícula, antes de uso de serviço, foi remodelada para receber uma churrasqueira e uma área para receber os amigos, rodeada de jardins, que antes não existiam. A parte de serviço ficou mais compacta e integrada, com acesso tanto pela cozinha como pelo jardim.
A cobertura da edícula, que era acessada por uma escada externa que foi eliminada, se integrou com o restante do pavimento através de uma passarela e virou a suíte do casal e um closet. Além desse cômodo o pavimento tem também um escritório e uma suíte para a filha do casal.

A troca dos revestimentos foi total. Usamos madeira nas áreas sociais e nos quartos, ladrilho hidráulico liso no piso da churrasqueira e um decorado com desenho exclusivo do artista plástico Fábio Flaks na parede da churrasqueira e continuando no jardim do fundo. Na cozinha e área de serviço optamos por um porcelanato, pela resistência e facilidade de limpeza.

Escritório | CR2 Arquitetura
Autores | Cecilia Reichstul e Clara Reynaldo
Colaboradores | Ana Luiza Galvão (arquiteta)
Projeto de instalações | Engeplot
Fotos | Rafaela Netto
Local | São Paulo, SP, Brasil
Projeto | 2009-2011
Obra | 2011-2012

Clique no link abaixo para saber como adquirir o livro Casas de São Paulo.

Quero o livro

Arquiteto:
Cecilia Reichstul e Clara Reynaldo
Ano da Construção:
2011
COLABORE